ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Cultura e Integração de Saberes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela de Sousa Melo, UFPA

 

Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Helves Belmiro da Silveira, Unifesspa

Professor efetivo no Instituto de engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA
Doutorando em educação pela UNISC
Desenvolve estudos em comunidade indígenas, da região do Araguaia, do Sul extremos do estado do Pará, em que estuda as práticas etnomatemáticas ali presentes .

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Maria Clara Montel Gomes, UNIFESSPA

Aluna do curso de licenciatura em matemática, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e participa do projeto de iniciação cientíica.

Referências

BOALER, Jo. Mentalidade matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso 2018. Acesso 17 de março de 2024.

BRASIL. LDB: lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei 9.394/1996. Atualizada em junho de 2018. Disponível em: lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf (senado.leg.br). Acesso no dia 11 de outubro de 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

D`AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática Da teoria à Pratica.17ª 2009 Campinas, SP: Papirus 1996- (Coleção perspectivas em Educação Matemática). Acesso dia 16 de março 2023.

MATTOS, S. M. N. de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

SILVA, R. L. Sequências didáticas e a integração de saberes na educação do campo [livro eletrônico] / Renata Lourinho da Silva. – Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021. ISBN 978-65-89949-34-3b

SILVA, R. L. Integrando a arte indígena ao ensino de matemática em uma perspectiva [livro

eletrônico] / organizadores Renata Lourinho da Silva ... [et al.]. – 1.ed. --, Belém, PA : Aquarius – Assessoria e Formação, 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF downloads: 62

Como Citar

DE SOUSA MELO, R.; BELMIRO DA SILVEIRA, H.; LOURINHO DA SILVA, R.; MONTEL GOMES, M. C. ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/329. Acesso em: 31 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)