ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Cultura e Integração de Saberes

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaela de Sousa Melo, UFPA

 

Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Helves Belmiro da Silveira, Unifesspa

Professor efetivo no Instituto de engenharia do Araguaia-IEA, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA
Doutorando em educação pela UNISC
Desenvolve estudos em comunidade indígenas, da região do Araguaia, do Sul extremos do estado do Pará, em que estuda as práticas etnomatemáticas ali presentes .

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Maria Clara Montel Gomes, UNIFESSPA

Aluna do curso de licenciatura em matemática, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e participa do projeto de iniciação cientíica.

Citas

BOALER, Jo. Mentalidade matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso 2018. Acesso 17 de março de 2024.

BRASIL. LDB: lei de diretrizes e bases da educação nacional Lei 9.394/1996. Atualizada em junho de 2018. Disponível em: lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf (senado.leg.br). Acesso no dia 11 de outubro de 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

D`AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática Da teoria à Pratica.17ª 2009 Campinas, SP: Papirus 1996- (Coleção perspectivas em Educação Matemática). Acesso dia 16 de março 2023.

MATTOS, S. M. N. de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica [recurso eletrônico] -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

SILVA, R. L. Sequências didáticas e a integração de saberes na educação do campo [livro eletrônico] / Renata Lourinho da Silva. – Santa Maria, RS: Arco Editores, 2021. ISBN 978-65-89949-34-3b

SILVA, R. L. Integrando a arte indígena ao ensino de matemática em uma perspectiva [livro

eletrônico] / organizadores Renata Lourinho da Silva ... [et al.]. – 1.ed. --, Belém, PA : Aquarius – Assessoria e Formação, 2023.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 39     PDF (Português (Brasil)) downloads: 62

Cómo citar

DE SOUSA MELO, R.; BELMIRO DA SILVEIRA, H.; LOURINHO DA SILVA, R.; MONTEL GOMES, M. C. ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/329. Acesso em: 31 oct. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a