PIERRE BOURDIEU E A NOÇÃO DE CAMPO: discussões sobre o campo profissional da docência e o expert
Palabras clave:
História da educação matemática, Formação de professores, SaberesResumen
Este artigo é um recorte da tese de doutorado e tem como objetivo compreender os possíveis diálogos da noção de campo de Pierre Bourdieu com a constituição do campo profissional da docência e dos saberes do ensino e da formação do professor. Trata-se de uma pesquisa histórica, na qual foram considerados como aportes teórico-metodológico os estudos de Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly na discussão sobre campo profissional da docência e os saberes relacionados na constituição desse campo; as formulações de Pierre Bourdieu na compreensão do conceito de campo e agente. Dos resultados preliminares foi possível perceber algumas aproximações especialmente com relação a estrutura do campo os movimentos envolvidos do processo de sua constituição, bem como a ação dos agentes, aqui entendidos como experts.
Descargas
Citas
BERTINI, L. F.; SILVA, S. A. Elementos de caracterização da expertise em educação (matemática) no Brasil, 1890-1920. Caminhos da Educação Matemática em Revista, 2023. No prelo.
BORER, Valérie B. Saberes: uma questão crucial para a institucionalização da formação de professores In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 173-200.
BOURDIEU, P. Le champ scientifique. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, 1976. Tradução de Paula Monteiro. Disponível em: https://cienciatecnosociedade.files.wordpress.com/2015/05/o-campo-cientifico-pierre-bourdieu.pdf. Acesso em: 13 de out. de 2022.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. Tradução de Denice Barbara Catani. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
BOURDIEU, P. The forms of capital. In: RICHARDSON, J. G. (ed.), Handboodk of Theory and research for the Sociology of Education. Greenwood: New York, 1986. 131-164
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. “Profissionalização” e formação de professores: uma tipologia dos saberes de referência para a docência. In VALENTE, W. R. (Org.), Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo, SP: L F Editorial, 2020, p. 17-60.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 113-172.
HOFSTETTER. R., SCHNEUWLY, B., FREYMOND, M. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação - A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017a. p. 55-112.
HOFSTETTER. R., SCHNEUWLY, B., FREYMOND, M. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: VALENTE, W.; HOFSTETTER, R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017b. p. 21-54.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, nº 74, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003. Acesso em: 11 jan. 2023.
PEREIRA, E. A. T. O conceito de campo de Pierre Bourdieu: possibilidade de análise para pesquisas em história da educação brasileira. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 337 - 356, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015337. Acesso em: 11 out. 2022.
SAPIRO, G.; BUSTAMANTE, M. Translation as a Measure of International Consecration. Mapping the World Distribution of Bourdieu's Books in Translation. Sociologica, [S.L.], n. 2-3, p. 0, 2009. Società Editrice Il Mulino. http://dx.doi.org/10.2383/31374.
TARDIF, M. Prefácio. In: VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 07-12.
VALENTE, W. R. Apresentação. In: VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 13-16, 2020a.
VALENTE, W. R. Matemática, educação e história da educação matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: VALENTE, W. R. (Org.). Ciências da educação, campos disciplinares e profissionalização: saberes em debate para a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 187-210, 2020b.
VALENTE, W. R. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 3, p. e21090, 2021a. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.13033. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13033. Acesso em: 25 jan. 2023.
VALENTE, W. R.; MORAIS, R. S. Dos saberes matemáticos à matemática do ensino e o papel do expert: pesquisas em história da educação matemática. In: VALENTE et al. (Org.). Experts: saberes para o ensino e para formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 59-86, 2021.
VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC – Revista de Educação Matemática, v. 8, n. 12, p. 22-50, jan./jun. 2013.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 362 pdf (Português (Brasil)) downloads: 127