BNCC ENSINO MÉDIO, CTS E A MATEMÁTICA CRÍTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores/as

Palabras clave:

Formação docente, Educação Crítica Matemática, BNCC

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marizete Borges Silva Serejo, UFMA

 

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA)/ Pós- graduada em Tecnologias da Educação (IFMA) e Metodologias do Ensino Fundamental com habilitação em Matemática (FATEH)

Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques, UFMA

 

Doutora em Química pela UFSCAR. Professora do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática na UFMA, São Luís, Maranhão, Brasil.

Citas

ANGOTTI, José André Peres e AUTH, Milton Antonio. Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação. Ciência & Educação. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000100002. Acesso em: 15/12/2023

AULER. Décio., BAZZO. Walter Antonio. Reflexões para a implementação do Movimento CTS no contexto educacional brasileiro. 2001.

BIZZO, N. M.V. Pensamento científico: a natureza da ciência no ensino fundamental. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013.

BNCC- Ensino Médio. Disponível em: BNCC - Matemática do Ensino Médio (professoresdematematica.com.br). Acesso: 10/12/2023

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília, 2018.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21/12/2023

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN). 2013.

CARRETA, C. L. A., & Santos, C. A. B. dos. (2020). BACKGROUND, FOREGROUND E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Paranaense De Educação Matemática, 8(17), 248–264.Disponível em: https://doi.org/10.33871/22385800.2019.8.17.248-264. Acesso em: 15/12/2023

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, v. 4, n. 01. 1995.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Tradução de Abgail Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus, 2001.

Publicado

2024-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 103     PDF (Português (Brasil)) downloads: 49

Cómo citar

BORGES SILVA SEREJO, M.; MARQUES, C. V. V. C. O. BNCC ENSINO MÉDIO, CTS E A MATEMÁTICA CRÍTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/302. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores