FORMAS GEOMÉTRICAS E PINTURAS CORPORAIS INDÍGENAS: potencialidades para o ensino de matemática

Autores/as

Palabras clave:

Educação Escolar Indígena, Ensino de Matemática, Conceitos Geometricos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Souza Rodrigues, Unifesspa

Graduanda em licenciatura em matemática, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil

Madson Sanches Brabo, UFPA

Mestrando em Docência em Educação Matemática e Científica pela UFPA. Professor na SEDUC/PA e desenvolve pesquisas em práticas etnomatematica da Amazônia.

Osmar Tharlles Borges de Oliveira, UNIFESSPA

 Professor Assistente B na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Tem como áreas de Interesse Matemática e Ensino de Matemática.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-PPGECM (2022).

Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008),

Especialista em Matemática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (2010) e

Tem experiência na área de Matemática do ensino superior como Professor Substituto na Universidade do Estado do Pará 

 

Renata Lourinho da Silva, UNIFESSPA

Docente adjunta na UNIFESSPA, faculdade de matemática

Doutora em educação matemática, pelo IEMCI\ universidade Federal do Pará

Pesquisadora em etnomatemática e didática da matemática com foco nas práticas do campo da Amazônia Tocantina e da região do Araguaia, estado PA

Professora permanente do programa de pós-graduação do mestrado em docência em educação matemática e ciências, PPGEDOC-IEMCI-UFPA

Vice-coordenadora do grupo de estudos e pesquisas em práticas etnomatemática da Amazônia Tocantina-GETNOMA\UFPA\Campus Abaetetuba\Estado PA

Integrante do  Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática-GHEMAT- Brasil

Citas

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à

teoria e aos métodos. Coleção Ciências da Educação. Editora Porto. 1994.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–BNCC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 11 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília-DF, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002078. pdf

BRASIL. As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de

Educação Escolar Indígena. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília-DF, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

Publicado

2024-04-23

Métricas


Visualizações do artigo: 51     PDF (Português (Brasil)) downloads: 51

Cómo citar

SOUZA RODRIGUES, C.; SANCHES BRABO, M.; BORGES DE OLIVEIRA, O. T.; LOURINHO DA SILVA, R. FORMAS GEOMÉTRICAS E PINTURAS CORPORAIS INDÍGENAS: potencialidades para o ensino de matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/331. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a