OS SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

o ensino da trigonometria no curso secundário no estado do Mato Grosso (1920 – 1941)

Autores/as

Palabras clave:

Trigonometria, Mato Grosso, História da Educação Matemática

Resumen

Neste artigo apresentamos uma pesquisa de doutorado, em andamento, que apresenta como questão norteadora quais as possíveis transformações ocorridas no saber a para ensinar matemática referente ao conteúdo de trigonometria no curso secundário em Mato Grosso no período de 1920 a 1941? Tem por objetivo analisar as possíveis transformações dos saberes profissionais de professores referente ao conteúdo trigonometria no curso secundário em Mato Grosso no período. Assim, recorremos a ferramentas teórico-metodológicas integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como, estudos vindos da História Cultural. As conjecturas de resultados é que ao interpretar o conteúdo de trigonometria nos manuais pedagógicos e em documentos oficiais seja possível determinar elementos do saber profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Vieira Ramalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasíl (UNB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Citas

ALMEIDA, L. I. M. V. Ensino de matemática nas séries iniciais no Estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar. Tese (Doutorado em Educação). PUC-PR, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116742>. Acesso em: 01 abr. 2021.

BURKE, P. O que é história cultural? 2ª edição revista e ampliada. 2004.

CHARTIER, R. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, São Paulo, vol. 24, nº. 69, p. 7-30, mai.-ago. 2010.

CHARTIER, R. História cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2., 1990.

ETO, A. E. M. Por entre o movimento escolanovista: estudos em Torno de Escolas Brasileira e Argentina. Dissertação (Metrado em Educação). Cuiabá: UFMT, 2012. Disponível em: <https://ri.ufmt.br/handle/1/865>. Acesso em: 01 abr. 2021.

MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920). 2019. Tese (Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na adolescência) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390>. Acesso em: 01 abr. 2021.

OLIVEIRA, S. S. D. Implantação e organização do curso ginasial no sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso: UFMS, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2280/1/Stella%20Sanches%20de%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2021.

PATROCINIO, M. C. A aritmética das escolas primárias de Mato Grosso (1910-1946): uma análise dos documentos oficiais. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185320>. Acesso em: 01 abr. 2021.

ROCHA, C. J. da; FILHO, S. M. G. (2017). História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões. Rev. História da Educação Matemática. v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: <http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164>. Acesso em: 01 abr. 2021.

VALENTE, W. R. A elaboração de uma nova vulgata para a modernização do ensino de Matemática: aprendendo com a História da Educação Matemática no Brasil. Revista Bolema, Rio Claro – SP, v. 15, n. 17, 2002.

VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemática. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, 2017. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836/2758 >. Acesso em: 01 abr. 2021.

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 185     PDF (Português (Brasil)) downloads: 107

Cómo citar

RAMALHO, L. V. .; SANTOS, E. S. C. dos . OS SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: o ensino da trigonometria no curso secundário no estado do Mato Grosso (1920 – 1941). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/60. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>