OS SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
o ensino da trigonometria no curso secundário no estado do Mato Grosso (1920 – 1941)
Palavras-chave:
Trigonometria, Mato Grosso, História da Educação MatemáticaResumo
Neste artigo apresentamos uma pesquisa de doutorado, em andamento, que apresenta como questão norteadora quais as possíveis transformações ocorridas no saber a para ensinar matemática referente ao conteúdo de trigonometria no curso secundário em Mato Grosso no período de 1920 a 1941? Tem por objetivo analisar as possíveis transformações dos saberes profissionais de professores referente ao conteúdo trigonometria no curso secundário em Mato Grosso no período. Assim, recorremos a ferramentas teórico-metodológicas integrantes de estudos sobre o saber profissional do professor, bem como, estudos vindos da História Cultural. As conjecturas de resultados é que ao interpretar o conteúdo de trigonometria nos manuais pedagógicos e em documentos oficiais seja possível determinar elementos do saber profissional.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L. I. M. V. Ensino de matemática nas séries iniciais no Estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar. Tese (Doutorado em Educação). PUC-PR, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116742>. Acesso em: 01 abr. 2021.
BURKE, P. O que é história cultural? 2ª edição revista e ampliada. 2004.
CHARTIER, R. Escutar os mortos com os olhos. Estudos Avançados, São Paulo, vol. 24, nº. 69, p. 7-30, mai.-ago. 2010.
CHARTIER, R. História cultural: entre práticas e representações. Tradução Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2., 1990.
ETO, A. E. M. Por entre o movimento escolanovista: estudos em Torno de Escolas Brasileira e Argentina. Dissertação (Metrado em Educação). Cuiabá: UFMT, 2012. Disponível em: <https://ri.ufmt.br/handle/1/865>. Acesso em: 01 abr. 2021.
MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880-1920). 2019. Tese (Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na adolescência) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390>. Acesso em: 01 abr. 2021.
OLIVEIRA, S. S. D. Implantação e organização do curso ginasial no sul de Mato Grosso: expressões de um projeto de modernização (1917-1942). Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso: UFMS, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/2280/1/Stella%20Sanches%20de%20Oliveira.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2021.
PATROCINIO, M. C. A aritmética das escolas primárias de Mato Grosso (1910-1946): uma análise dos documentos oficiais. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185320>. Acesso em: 01 abr. 2021.
ROCHA, C. J. da; FILHO, S. M. G. (2017). História da educação matemática e história cultural: entre diálogos e reflexões. Rev. História da Educação Matemática. v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: <http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/164>. Acesso em: 01 abr. 2021.
VALENTE, W. R. A elaboração de uma nova vulgata para a modernização do ensino de Matemática: aprendendo com a História da Educação Matemática no Brasil. Revista Bolema, Rio Claro – SP, v. 15, n. 17, 2002.
VALENTE, W. R. Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemática. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 51, 2017. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2836/2758 >. Acesso em: 01 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 185 PDF downloads: 107