ARITMÉTICA PARA ENSINAR
uma caracterização sobre o saber profissional do professor (Revista de Ensino 1902-1903)
Palabras clave:
Revistas pedagógicas, saberes profissionais, aritmética para ensinarResumen
Nesta escrita é apresentada uma proposta que teve como objetivo caracterizar uma aritmética para ensinar, em exemplares da Revista de Ensino do estado de São Paulo com circulação no início do século XX. Para a construção desta narrativa, foi utilizado como principais referências: Valente (2018) e Lima e Valente (2019), na busca de uma sistematização teórico-metodológica do saber profissional do professor que ensinava matemática, a partir das categorias teóricas: saberes a ensinar e para ensinar. Por meio de uma pesquisa documental realizada no Repositório Institucional da UFSC, foi possível constatar que as orientações para o professor que ensinava matemática privilegiavam o uso de materiais didáticos para se iniciar os conteúdos aritméticos assim como os números e suas operações e as frações. Verifica-se ainda a presença de um diálogo baseado em perguntas e respostas, sendo uma estratégia utilizada pelos autores para estreitar a relação entre o professor-aluno.
Descargas
Citas
BARRETO, A. O. O ensino de arithmetica. Revista de Ensino, n°3 de 1903, SP, p. 334-238. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/976122>. Acesso em 11 de abr. 2021.
BRITO, J. L. Cartas de Parker para o ensino de aritmética nas escolas primárias. Revista de Ensino, n°1 de 1902a, SP, p. 36-46. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98842>. Acesso em 11 de abr. 2021.
BRITO, J. L. Cartas de Parker para o ensino de aritmética nas escolas primárias. Revista de Ensino, n°2 de 1902b, SP, p. 270-280. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98843>. Acesso em 11 de abr. 2021.
BRITO, J. L. Cartas de Parker para o ensino de aritmética nas escolas primárias. Revista de Ensino, n°3 de 1902c, SP, p. 467-477. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98844>. Acesso em 11 de abr. 2021.
BRITO, J. L. Cartas de Parker para o ensino de aritmética nas escolas primárias. Revista de Ensino, n°4 de 1902d, SP, p. 681-685. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98845>. Acesso em 11 de abr. 2021.
COSTA, D. A., & Valente, W. R. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, 1 (1), 96-110, 2015.
GALVÃO, B. Arithmetica. Revista de Ensino, n°2 de 1902, SP, p. 202-212. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/98843>. Acesso em 11 de abr. 2021
LEGRIS, W. S. Iecc-memórias – LIV – Arnaldo de Oliveira Barreto, adjunto ao diretor em 1898; 27 anos de grandes serviços prestados à Educação. Disponível em: <https://ieccmemorias.wordpress.com/2013/05/23/iecc-memorias-lv-arnaldo-de-oliveira-barreto-adjunto-ao-diretor-em-1898-27-anos-de-grandes-servicos-prestados-a-educacao/> , 2013. Acesso em 12. Abr.2021.
LIMA, E. B., & VALENTE, W. R. O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas. Argumentos Pró-Educação, n. 4, vol. 11, 2019.
PORTELA, M. S. As cartas de Parker da escola primária paranaense na primeira metade do século XX: circulação e apropriação de um dispositivo didático pedagógico. Tese (Doutorado em Educação). 189f. Pontifícia Universidade Católica do Paraná: PUCPR, 2014.
SOUZA, R. F. Objetos de ensino: a renovação pedagógica e material da escola primaria no Brasil, no século XX. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n.49, p. 103-120, jul/set. 2013.
VALENTE, W. R; BERTINI, L.F; MORAIS, R. S. Novos aportes teórico -metodológicos sobre os saberes profissionais na formação de professores que ensinam matemática. Revista Acta Scientiae. Canoas, RS, n.2, p. 224-235, Mar.- Abr. de 2017.
VALENTE, W. R.; PINHEIRO, N. V. L. Chega de decorar a tabuada! As cartas de Parker e a árvore do cálculo na ruptura de uma tradição. Educação Matemática em Revista – RS- ANO 16 - 2015 - número 16 - v.1 - pp. 22 a 37.
VALENTE, W. R; Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 377-385, 2018.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 144 PDF (Português (Brasil)) downloads: 133