AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul

Autores

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Mato Grosso, Saberes

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna.

O arquivo completo encontra-se disponível na HISTEMAT, disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587

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Biografia do Autor

Laura Silva Dias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) dedicando-se a pesquisa relacionada a História da Educação Matemática, possui Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana. Membro do Grupo de Pesquisa Compasso MS- Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-DF, GPHEME, GHEMATe

Referências

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Publicado

2023-05-31

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Como Citar

SILVA DIAS, L.; SANTOS, E. S. C. dos. AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2023. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/241. Acesso em: 3 dez. 2024.

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