UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR A PARTIR DE 1930: Saberes mobilizados na Disciplina História da Matemática

Autores/as

Palabras clave:

História da Matemática, Educação Matemática;, Mudanças curriculares, Formação de professores

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joicyana Feitosa da Rocha, Instituto Federal do Acre - IFAC

Estudante do 5º período de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco.

Paulo José dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/2022), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC/2016) e Licenciado em Matemática pela UFAC (2008). Atualmente, é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Acre (IFAC), Campus Rio Branco, onde trabalha na formação de professores de matemática, atuando em disciplinas do campo da Educação Matemática, tais como Prática de Ensino I, II e III, e Estágio Supervisionado I, II, III e IV. Possui experiência na Educação Básica, tendo lecionado na rede pública e particular do Acre entre 2006 e 2012. Também atuou no ensino a distância (EAD) em cursos de graduação e especialização (2011 e 2012). É líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática do Acre (GHEMAT-AC) e membro da Comissão Permanente da Rede de Feira de Matemática, além de integrar o Grupo Associados GHEMAT-Brasil. Desde 2013, participa do movimento Rede de Feira de Matemática em âmbito nacional e estadual. Sua pesquisa concentra-se na História da Educação Matemática e nos elementos do saber profissional docente, com ênfase na articulação entre a matemática a ensinar e a matemática para ensinar.

Citas

BOYER, C. B.; MERZBACH, U. C. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

CHAQUIAM, M. Ensaios Temáticos: História e Matemática em sala de aula. 1. ed. Belém: SBEM, 2017.

CHAS, D. M. P. Matemática e interdisciplinaridade: um estudo sobre os materiais didáticos. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 6, n. 3, p. 97-109, dez. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316000882_Matematica_e_interdisciplinaridade_um_estudo_sobre_os_materiais_didaticos. Acesso em: 18 jan. 2025.

PIOVESAN, S. B. et al. O ensino e aprendizagem da Matemática por meio da metodologia de resolução de problemas: algumas considerações. Paraná, v. 1. n 1, p. 1-27, jan. 2008. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_sucileiva_baldissera_piovesan.pdf. Acesso em: 19 jan. 2025.

Publicado

2025-03-25

Métricas


Visualizações do artigo: 10     PDF (Português (Brasil)) downloads: 5

Cómo citar

ROCHA, J. F. da; PEREIRA, P. J. dos S. UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR A PARTIR DE 1930: Saberes mobilizados na Disciplina História da Matemática. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–5, 2025. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/447. Acesso em: 11 abr. 2025.

Número

Sección

EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Artículos más leídos del mismo autor/a