UM LABORATÓRIO MAKER NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XX?
Palavras-chave:
Laboratório Maker, Laboratório de Ensino de Geometria, Recursos didáticos artesanaisDownloads
Referências
DUVAL, R. Semiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berna: Peter Lang, 1995.
DIENES, Z.; GOLDING, E. W. Os Primeiros passos em Matemática: exploração do espaço e prática da medição. São Paulo: Herder, 1969.
KALEFF, A. M. M. R. A Educação Matemática na Universidade Federal Fluminense: um relato do desenvolvimento histórico dos Cursos de Formação de Professores de Matemática. Boletim GEPEM. Rio de Janeiro, v. 38, p. 09-33, abr. 2001.
KALEFF, A. M. M. R. Vendo e entendendo poliedros. 3. ed. Niterói: EdUFF, 2003.
KALEFF, A. M. M. R. Do fazer concreto ao desenho em geometria: ações e atividades desenvolvidas no Laboratório de Ensino de Geometria da UFF. In: LORENZATO, S. (Org.) O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. 3 ed. Coleção Formação de Professores. Campinas/SP: Autores Associados, 2010. p. 113-134.
KALEFF, A. M. M. R. Memórias de uma trajetória acadêmica de perseverança. Niterói/RJ: CEAD, 2016a. Disponível em: Biblioteca em Educação Matemática (sbembrasil.org.br) Acesso em: 10 mar. 2024.
KALEFF, A. M. M. R. Tópicos em Ensino de Geometria: a sala de aula frente ao Laboratório de Ensino e à História da Geometria. 2. ed. Niterói/RJ: CEAD, 2016b.
KALEFF, A. M. M. R. (Org.) Vendo com as mãos, olhos e mente. Niterói/RJ: CEAD, 2016c.
KALEFF, A. M. M. R. Considerações sobre a diversidade dos saberes docentes e a formação em Geometria do professor de Matemática nos cursos de Matemática da Universidade Federal Fluminense. Educação Matemática em Foco. João Pessoa/PB, v. 6, n. 01, jan/jun. 2017. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/REMEMF/issue/view/264. Acesso em: 10 mar. 2024.
KALEFF, A. M. M. R. O laboratório de Educação Matemática na visão de uma educadora matemática experiente e algumas sugestões para os ensinos presencial, remoto e híbrido. In: BASTOS, M. S. (Org.). Construindo Saberes e Práticas na Formação Inicial do Professor de Matemática. Divinópolis/MG. 2021. p. 13-43. Disponível em https://www.meusritmoseditora.com.br/_files/ugd/58e20e_f62073a2a2b44640a3b166861c4a1103.pdf. Acesso em: 10 mar. 2024.
.
KALEFF, A. M. M. R. Obstáculos cognitivos e registros semióticos frente à habilidade da visualização na aprendizagem das Geometrias (Euclidiana e não Euclidianas). In: BAIRRAL, M.; BRAVO, G.; IZAR, S. Retratos de experiências para visualização em Geometria (Orgs.). Seropédica/RJ: EDURRJ. 2022, p. 09-22.
KALEFF, A. M. M. R. Recursos didáticos em Educação Matemática: um repositório comentado. Divinópolis/MG: Meus Ritmos Editora, 2023. Disponível em: https://www.meusritmoseditora.com.br/_files/ugd/58e20e_2be2192760a8406daa431f0db3798c2b.pdf . Acesso em: 10 mar. 2024
KALEFF, A. M. M. R.; ROSA, F. M. C. A insubordinação criativa e um laboratório de ensino: ações de duas educadoras matemáticas na formação de professores de Matemática. In: KALEFF, A. M. M. R.; PEREIRA, P. C. (Orgs) Educação Matemática: diferentes olhares e práticas. Curitiba/PR: Appris. 2020, p. 95 -100.
KALEFF, A. M. M. R.; GARCIA, S. S; REI, D. M. Quebra-cabeças geométricos e formas planas. 3. ed. Niterói-RJ: EdUFF, 2005.
RAABE, A; GOMES, E. B. Maker, uma nova abordagem para tecnologia na educação.
Revista Tecnologias na Educação, UFC, v. 26, n. 10. v. 26, 2018. Disponível em: Ano10- número/vol26 – Setembro 2018-Edição Temática VIII- Congresso sobre Tecnologias na Educação(Ctrl+E) -Universidade Federal do Ceará – UFC . Acesso em: 10 mar. 2024.
VAN HIELE, P. M. Structure and insight: a theory of Mathematics Education. Orlando: Academic Press, 1986.
Palavras-chave: Laboratório Maker; Laboratório de Ensino de Geometria; Recursos didáticos.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 161 PDF downloads: 145