UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DA RETA E CIRCUNFERÊNCIA A PARTIR DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

Palavras-chave:

Geometria Analítica, Registro de representação semiótica, Ensino

Resumo

Este texto apresenta uma proposta de projeto de tese abordando o estudo da reta e da circunferência no plano cartesiano a partir de uma sequência didática, sob o olhar da Teoria de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para esta sequência será usado o software GeoGebra como facilitador na compreensão de conceitos dos temas supracitados. Tendo em vista que a capacidade do aprendiz em realizar a conversão entre os diferentes registros de representação é o que demonstrará seu aprendizado (segundo a visão de Duval), o objetivo desta proposta é verificar se estas conversões estão ocorrendo nas diferentes formas de representação da reta e circunferência.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Henrique das Neves Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Professor no IFC, Camboriú, Santa Catarina, Brasil

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Didática da Matemática pela Instituição UNISTRA-França. Professor titular voluntário da UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Referências

DALLEMOLE, Joseide Justin; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; RUIZ, Lorenzo Moreno; MORENO, Lorenzo. Registros de representação semiótica e geometria analítica: uma experiência com futuros professores: uma experiência com futuros professores. Revista Latinoamericana de Investigación En Matemática Educativa, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 131-163, 31 jul. 2014. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/pdf/relime/v17n2/v17n2a2.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

DUVAL, Raymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-34.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

HILLESHEIM, Selma Felisbino; MORETTI, Méricles Thadeu. Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos. Revista Espaço Pedagógico, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 119-135, 4 out. 2013. UPF Editora. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3511/2296. Acesso em: 01 abr. 2020.

MORETTI, Méricles T. O papel dos registros de representação na aprendizagem de Matemática. Contrapontos, Itajaí, v. 2, n. 6, p. 343-362, dez. 2002. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/180/152. Acesso em: 15 mar. 2020.

PEREIRA, Marluce R.; CARDOSO, Paula F; REIS, Marcos V. S. Uso de Tecnologias Educacionais por Professores do Ensino Médio: um estudo de caso: Um Estudo de Caso. Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [s.l.], p. 105-114, 28 out. 2018. Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/download/8216/5895. Acesso em: 01 abr. 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A LINGUAGEM UNIVERSAL: Matemática suas origens, símbolos e atributos. Revista Psicologia & Saberes, Maceió, v. 8, n. 12, p. 181-192, 24 dez. 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1085/832. Acesso em: 28 mar. 2020.

PPGECT. Universidade Federal de Santa Catarina. Edital para seleção do DINTER IFC. 2020. Disponível em: https://ppgect.ufsc.br/files/2020/02/14-EDITAL-SELE%C3%87%C3%83O-DINTER-1.0.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.

SILVA, Sérgio Florentino da. ENSINO E APRENDIZAGEM DAS SUPERFÍCIES QUÁDRICAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE BASEADA NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS COM O USO DO GEOGEBRA. 2018. 555 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/198598/PECT0370-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 28 mar. 2020.

TENÓRIO, André; SOUZA, Sandra Mara Rocha de; TENÓRIO, Thaís. O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica. Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 103-121, jun./dez. 2015. Semestral. Disponível em: http://ken.pucsp.br/IGISP/article/download/24003/18244. Acesso em: 28 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 218     PDF downloads: 159

Como Citar

BARBOSA, T. H. das N. .; MORETTI, M. T. UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DA RETA E CIRCUNFERÊNCIA A PARTIR DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/30. Acesso em: 24 nov. 2024.