AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul

Autores/as

Palabras clave:

História da Educação Matemática, Mato Grosso, Saberes

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna.

O arquivo completo encontra-se disponível na HISTEMAT, disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Silva Dias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) dedicando-se a pesquisa relacionada a História da Educação Matemática, possui Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana. Membro do Grupo de Pesquisa Compasso MS- Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-DF, GPHEME, GHEMATe

Citas

Bertini, L. F.; Morais, R. S. & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Bertoletti, E. N. M. (2017). História da disciplina escolar Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008). Paco Editorial.

Dias, L. S. (2020). Saberes para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais: a metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna no sul de Mato Grosso (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.

Fiorentini, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, 3(1).

Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). Editora da Física.

Mato Grosso. (1971). Secretaria de Educação e Cultura. A escola de primeiro grau e o currículo. Mato Grosso: MEC/SEC, 1971.

Monteiro, A. (1992). Estudo da evolução da questão curricular em Mato Grosso do Sul a partir de uma experiência vivenciada. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.

Rodrigues, W. (2007). História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 2(1), 28-49.

Saviani, D. (2021). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.

Publicado

2023-05-31

Métricas


Visualizações do artigo: 40    

Cómo citar

SILVA DIAS, L.; SANTOS, E. S. C. dos. AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–2, 2023. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/241. Acesso em: 16 may. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.