ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UFAM:uma perspectiva na descrição teórica de duas grades curriculares (1982-1993)

Authors

Keywords:

História, Matemática, Formação

Abstract

Os modelos de formação de professor de matemática no Brasil estão em constante transformação, uma forma de verificar que houve tais mudanças é analisar os rastros deixados pela história. Dessa forma, esta pesquisa analisa alguns documentos coletados na Universidade Federal do Amazonas, assim como documentos advindos do MEC. Para encaminhar esta investigação, lança-se o seguinte questionamento: que mudanças ocorreram no saber profissional do professor de matemática que teve formação no curso de licenciatura da UFAM no período 1982 a 1993? Impulsionado numa perspectiva histórica e tendo como hipóteses teóricas que os saberes profissionais do professor de matemática são uma articulação histórica entre a matemática a ensinar e matemática para ensinar. Constatou-se que houve uma mudança nas cargas horárias das chamadas disciplinas pedagógicas das grades de 1982 e 1993, levando em consideração a existência de uma normativa do Conselho Federal de Educação sobre tais disciplinas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rogério Jacinto de Moraes Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela (REAMEC). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias (ICET/UFAM). Amazonas. Brasil.

References

BERTINI, Luciane; MORAIS, Rosilda; VALENTE, Wagner. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar. São Paulo: Editora Livraria da Física, ed. 1, 2017.

BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. Ensino de frações e história da educação matemática (o ensino da matemática e a matemática do ensino). VER: https://www.youtube.com/watch?v=Mi1EVwxpZG0&feature=youtu.be e https://www.youtube.com/watch?v=FZnTKLRZzSo&feature=youtu.be

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer. 292/62. Relator: Anísio Teixeira. 14 nov. 1962. Matérias pedagógicas para a licenciatura. Documenta, n.10, p. 95-101, 1962.

CERTEAU, Michel. A Escrita da História. Rio de janeiro: Forense Universitária, 1982.

HOFSTETTER, Rita.; SCHNEUWLY, Bernard. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita;VALENTE, Wagner (orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professor. p. 113-172. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2017.

LE GOFF, Jacques. Memória e História. Trad. Bernardo Leitão. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

PINTO, Neuza. Didática, didática especiais e profissionalização: impactos da especialização na constituição de saberes para ensinar matemática. In: VALENTE, Wagner (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debates para a formação de professor. p. 148-185. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2020.

UFAM. Universidade Federal do Amazonas. Grades Curriculares dos Cursos da UFAM. 2021. Disponível em: https://ecampus.ufam.edu.br/ecampus/gradesCurriculares . Acesso em: 25 out. 2021.

VALENTE, Wagner. Matemática, Educação e História da Educação Matemática: campos disciplinares e o saber profissional do professor que ensina matemática. In: VALENTE, Wagner (org.). Ciências da Educação, Campos Disciplinares e Profissionalização: saberes em debates para a formação de professor. p. 201-229. São Paulo. Editora Livraria da Física. 2020.

VALENTE, Wagner. Processos de Investigação Histórica da Constituição do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v.20, n.3, p. 378-385, maio-jun. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3906 . Acesso em: 28 ago.

Published

2022-04-27

Métricas


Visualizações do artigo: 296     PDF (Português (Brasil)) downloads: 127

How to Cite

MORAES JÚNIOR, R. J. de . ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA UFAM:uma perspectiva na descrição teórica de duas grades curriculares (1982-1993). Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–11, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/131. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.