ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO MENTAL: análise da obra Lógica do Cálculo

Authors

Keywords:

Cálculo mental, Estratégias, Lógica do Cálculo

Abstract

O presente trabalho buscará apresentar a pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que tem por objetivo analisar como as estratégias de cálculo mental estão inseridas na obra “Lógica do cálculo 2”, das autoras Ana Maria Naiuck de Oliveira, Elizabete Goldschimit e Ursula Mariane Simons. A obra foi publicada no ano 2000 e utilizada no ano de 2002, na segunda série do ensino fundamental, por uma escola situada na região oeste do Paraná. Neste período, os Parâmetros Curriculares Nacionais norteavam o processo de ensino na educação básica. Numa perspectiva da História da educação matemática, o estudo está privilegiando a obra como fonte e objeto de pesquisa, a partir de referenciais metodológicos da História Cultural, dentre os quais se destacam Choppin (2004) e Valente (2007). Nesta análise buscaremos caracterizar as estratégias de cálculo mental baseada nos estudos de Berticelli e Zancan (2021), bem como o cotejamento com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andreia Pastore Frana, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas pela Universidade Federal – Campus Palotina (UFPR). Professor Colégio Estadual Pio XII, Maripá, Paraná, Brasil.

Danilene Gullich Donin Berticelli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, Palotina, Paraná, Brasil.

Barbara Winiarski Diesel Novaes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo (UTFPR), Toledo, Paraná, Brasil.

References

BOOTH,W.C.; COLOMB,G.G; WILLIAMS,J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p.1-38. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219588 Acesso : 05 nov. 2021;

BERTICELLI, D. D. Cálculo mental no ensino primário (1950-1970): um olhar particular para o Paraná. 2017. 157f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180391. Acesso: 03 jun.2021.

BERTICELLI, D.G.D; ZANCAN, S. CalMe Pro – Cálculo mental para professores. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v.12, n.4, p. 1 -21, jul./set. 2021.

BERTICELLI, D.G.D.; NOVAES, B.W.D. Elementos do cálculo mental presentes em trabalhos do Cihem. In: VI CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2021, Venezuela. Anais...p. 719-732.

BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradora e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, Volume 1 - Introdução, 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais, Volume 3 - Matemática, 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF, 2001.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/?lang=pt&format=pdf Acesso: 10 maio 2021.

CONCEIÇÃO, A.R.C. O cálculo mental para ensinar: uma análise de produções de Maria do Carmo Santos Domite, 1980 – 1995. Dissertação (Mestrado), Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, 2021

PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. In: PARRA, C.; SAIZ, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas,1996. Cap.7, p. 186 – 235.

PESAVENTO, S. J. História & História Cultural. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

ROCHA, C.A. O livro didático como fonte fundamental de pesquisa para a investigação do discurso eugênico na educação (1946 – 1961). In Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em história da educação. São Cristovão: Universidade Federal de Sergipe; Aracaju: Universidade Tiradentes, 2008. Disponível em: https://sbhe.org.br/uploads/proceeding/679/24e9c438e8695d094b18c58e29dd34d0.pdf. Acesso em 25/02/2022.

SIMONS, U.M.; OLIVEIRA, A. M. N.; GOLDSCHIMIDT, E. Lógica do Cálculo. Curitiba: Qualogic, 2000.

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. V. 2, n. 1, p. 28-49, UFSC, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/12990/12091. Acesso 03 jun. 2021.

ZANCAN, S. Uma proposta para auxiliar o ensino de aritmética nos anos iniciais. 2017. 170f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017.

Published

2022-03-25

Métricas


Visualizações do artigo: 275     PDF (Português (Brasil)) downloads: 255

How to Cite

FRANA, A. P.; BERTICELLI, D. G. D.; NOVAES, B. W. D. . ESTRATÉGIAS DE CÁLCULO MENTAL: análise da obra Lógica do Cálculo. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/93. Acesso em: 21 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)