ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E DA MATEMÁTICA EM DOURADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Palabras clave:
Educação Matemática;, Educação em Mato Grosso, História do Ensino da MatemáticaResumen
O objetivo da pesquisa é analisar aspectos históricos do ensino Secundário em relação à matemática escolar, em Dourados, município integrante do estado de Mato Grosso e, posteriormente, Mato Grosso do Sul. Busca-se compreender, por meio da formação inicial dada aos professores no CEUD, como a matemática escolar do Secundário vai se instalando neste municipío. Como fontes, registros da Hemeroteca Digital, livros regionais, documentos dos acervos da região, e relatos de personagens que viveram essa história. As análises serão construídas a partir de conceitos propostos por Bloch, Le Goff e Chervel. Como movimento metodológico, pretende-se fazer uso do Esquema Heptagonal idealizado no Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar. Inicialmente destaca-se a atuação dos professores Judith Youco Hara Teixeira, Luis Carlos Bezerra e Nilva Maria de Assis que contribuíram na construção de saberes para ensinar matemática em instituições educacionais de Dourados, no período ao qual pretende-se pesquisar.
Descargas
Citas
BLOCH, Marc L. B. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BLOCH, Marc L. B. A história cultural: entre práticas e representações. Áges-Portugal: DIFEL, Difusão Editorial Ltda, 2002.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da história/Michel de Certeau. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica [de] Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.
FARIA FILHO, L. M., GONÇALVES, I. A., D.G., PAULINO, A. L.. A cultura escolar como categoria de análise e com campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 1, p. 139-159, jan./abr.2004.
FORQUIN, Jean. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.
HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro Objetiva 2009. 1986 p.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.
REIS, E. da S.; BATISTA, A.; SANTOS, A. M. dos .; DIAS, J. R. de L. . Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil. Revista de Educação Popular, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 73–87, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61157. Acesso em: 17 jan. 2022.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005
VALENTE, Wagner R. Uma história da Matemática Escolar no Brasil. São Paulo: Annablueme, 1999.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 282 PDF (Português (Brasil)) downloads: 101