ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E DA MATEMÁTICA EM DOURADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática;, Educação em Mato Grosso, História do Ensino da Matemática

Resumen

O objetivo da pesquisa é analisar aspectos históricos do ensino Secundário em relação à matemática escolar, em Dourados, município integrante do estado de Mato Grosso e, posteriormente, Mato Grosso do Sul. Busca-se compreender, por meio da formação inicial dada aos professores no CEUD, como a matemática escolar do Secundário vai se instalando neste municipío. Como fontes, registros da Hemeroteca Digital, livros regionais, documentos dos acervos da região, e relatos de personagens que viveram essa história. As análises serão construídas a partir de conceitos propostos por Bloch, Le Goff e Chervel. Como movimento metodológico, pretende-se fazer uso do Esquema Heptagonal idealizado no Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar. Inicialmente destaca-se a atuação dos professores Judith Youco Hara Teixeira, Luis Carlos Bezerra e Nilva Maria de Assis que contribuíram na construção de saberes para ensinar matemática em instituições educacionais de Dourados, no período ao qual pretende-se pesquisar. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Enoque da Silva Reis, Universidade Federal de Rondônia

Doutor e mestre em Educação Matemática pela UFMS. Professor  Adjunto na Instituição UNIR, Ji-Paraná, Rondônia, Brasil.

Marcia Aparecida Garcia Teixeira, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul

Mestre em Matemática [PROFMAT] pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD,2018).Especialista em Ensino da Matematica pela Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD,2015).Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS,1991). Atualmente é professor convocado do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar GEPHEME RO.

Irene Craveiro Magalhães, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências Matemática [Sjrp] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas(2004). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Discreta e Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: identidades do tipo rogers-ramanujan, coeficiente trinomial, número de fibonacci, simbolo de frobenius e códigos gu.

Késia Caroline Ramires Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (Universidade Estadual de Maringá - UEM - 2016). Pós-doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - linha de pesquisa em História da Educação Matemática (Universidade Federal de São Paulo - 2019). Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM - 2009). Especialista em Educação Matemática (Instituto Paranaense de Ensino - 2006). Licenciada em Matemática (UEM - 2003). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat). Líder do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT-MS), associada ao Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (GHEMAT-Brasil), associada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-Brasil). Interesse de pesquisa em: História da Educação Matemática, História da Matemática, História e Sociologia da Educação e Avaliação Educacional.

Citas

BLOCH, Marc L. B. Apologia da história, ou, O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BLOCH, Marc L. B. A história cultural: entre práticas e representações. Áges-Portugal: DIFEL, Difusão Editorial Ltda, 2002.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da história/Michel de Certeau. Tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica [de] Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre: Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

FARIA FILHO, L. M., GONÇALVES, I. A., D.G., PAULINO, A. L.. A cultura escolar como categoria de análise e com campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 1, p. 139-159, jan./abr.2004.

FORQUIN, Jean. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.

HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro Objetiva 2009. 1986 p.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-44, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

REIS, E. da S.; BATISTA, A.; SANTOS, A. M. dos .; DIAS, J. R. de L. . Um estudo da produção acadêmica sobre a Escola Família Agrícola no Brasil. Revista de Educação Popular, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 73–87, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-61157. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/61157. Acesso em: 17 jan. 2022.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005

VALENTE, Wagner R. Uma história da Matemática Escolar no Brasil. São Paulo: Annablueme, 1999.

Publicado

2022-04-18

Métricas


Visualizações do artigo: 292     PDF (Português (Brasil)) downloads: 101

Cómo citar

REIS, E. da S.; TEIXEIRA, M. A. G. .; MAGALHÃES, I. C. .; NEVES, K. C. R. ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO E DA MATEMÁTICA EM DOURADOS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–16, 2022. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/144. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.