SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA, EM PARTICULAR GEOMETRIA, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

Formação de Professores, Matemática, Saberes a ensinar e saberes para ensinar

Resumen

A finalidade desse trabalho é apresentar uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é analisar os cursos de formação de professores de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no que tange aos saberes a ensinar e para ensinar. A principal questão é: Que transformações ocorreram nos saberes a ensinar e para ensinar na formação de professores de matemática, especialmente em geometria na UEMS? Para tentar responder esta questão estamos realizando uma pesquisa qualitativa de cunho histórico documental, usando pressupostos teórico-metodológicos de concepções sócio histórica.  Até o presente momento já realizamos a descrição das fontes e iniciamos as análises. Como resultados iniciais identificamos um movimento crescente em relação à inclusão de disciplinas do campo disciplinar da Educação, diminuindo a dicotomia entre disciplinas de conteúdo específico da matemática e disciplinas procedentes das Ciências da Educação nos cursos de formação de professores de matemática da UEMS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rildo Pinheiro do Nascimento, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Citas

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BURKE, P. O que é História Cultural? 2ª ed. São Paulo: Zahar, 2005.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 5. n. 11, p. 173-191, abr. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020.

CHERVEL, A. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.2, p.177-229,1990.

DE CERTEAU, M. A Escrita da História. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária. 1982.

D´AMBROSIO, U. Tendências historiográficas na história da ciência. In: Ana Maria Alfonso-Goldfarb; Maria Helena Roxo Beltran (Org.). Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004, p. 166-200.

HOFSTETTER, R. & SCHNEUWLY, B. In HOFSTETTER, R & VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: Tema central na formação de professores - 1ª ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira da Educação, Campinas, n.1, p. 9-43, jan/jun. 2001.

LE GOFF, J. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 1990.

MACIEL, V. B. Elementos do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 – 1920). 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos-SP, 2019.

MAGALHÃES, J. P. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004.

OLIVEIRA, J. F. de; DOURADO, L. F. ; MENDONÇA, E. F. Universidade de Brasília (UnB): da universidade idealizada à universidade modernizada. In: MOROSINI, Marília. (Org.). Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: INEP, 2006. p. 145-170.

SOUZA, S. J. & ALBUQUERQUE, E. D. P. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/08.pdf>. Acesso em: 27 Maio 2021.

VINÃO, Antônio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, v. 8, n. 18, p. 73-215, set/dez, 2008. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40818/21292>. Acesso em: 03 Abr. 2021.

Publicado

2021-05-03

Métricas


Visualizações do artigo: 184     PDF (Português (Brasil)) downloads: 98

Cómo citar

NASCIMENTO, R. P. do; SANTOS, E. S. C. dos . SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA, EM PARTICULAR GEOMETRIA, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA . Seminário Temático Internacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–13, 2021. Disponível em: https://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/53. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.