SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA, EM PARTICULAR GEOMETRIA, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Palabras clave:
Formação de Professores, Matemática, Saberes a ensinar e saberes para ensinarResumen
A finalidade desse trabalho é apresentar uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é analisar os cursos de formação de professores de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), no que tange aos saberes a ensinar e para ensinar. A principal questão é: Que transformações ocorreram nos saberes a ensinar e para ensinar na formação de professores de matemática, especialmente em geometria na UEMS? Para tentar responder esta questão estamos realizando uma pesquisa qualitativa de cunho histórico documental, usando pressupostos teórico-metodológicos de concepções sócio histórica. Até o presente momento já realizamos a descrição das fontes e iniciamos as análises. Como resultados iniciais identificamos um movimento crescente em relação à inclusão de disciplinas do campo disciplinar da Educação, diminuindo a dicotomia entre disciplinas de conteúdo específico da matemática e disciplinas procedentes das Ciências da Educação nos cursos de formação de professores de matemática da UEMS.
Descargas
Citas
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BURKE, P. O que é História Cultural? 2ª ed. São Paulo: Zahar, 2005.
CHARTIER, R. O mundo como representação. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 5. n. 11, p. 173-191, abr. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020.
CHERVEL, A. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.2, p.177-229,1990.
DE CERTEAU, M. A Escrita da História. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense-Universitária. 1982.
D´AMBROSIO, U. Tendências historiográficas na história da ciência. In: Ana Maria Alfonso-Goldfarb; Maria Helena Roxo Beltran (Org.). Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2004, p. 166-200.
HOFSTETTER, R. & SCHNEUWLY, B. In HOFSTETTER, R & VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: Tema central na formação de professores - 1ª ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira da Educação, Campinas, n.1, p. 9-43, jan/jun. 2001.
LE GOFF, J. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão ... [et al.] -- Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 1990.
MACIEL, V. B. Elementos do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 – 1920). 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e na Adolescência). Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos-SP, 2019.
MAGALHÃES, J. P. Tecendo nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Universitária São Francisco, 2004.
OLIVEIRA, J. F. de; DOURADO, L. F. ; MENDONÇA, E. F. Universidade de Brasília (UnB): da universidade idealizada à universidade modernizada. In: MOROSINI, Marília. (Org.). Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: INEP, 2006. p. 145-170.
SOUZA, S. J. & ALBUQUERQUE, E. D. P. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 109-122, Jul./Dez. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/bak/v7n2/08.pdf>. Acesso em: 27 Maio 2021.
VINÃO, Antônio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, v. 8, n. 18, p. 73-215, set/dez, 2008. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40818/21292>. Acesso em: 03 Abr. 2021.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 184 PDF (Português (Brasil)) downloads: 98