AS ORIENTAÇÕES DO LIVRO PIEMAT – 71/75: a escola de primeiro grau e o currículo no Mato Grosso do Sul
Palabras clave:
História da Educação Matemática, Mato Grosso, SaberesResumen
Este trabalho apresenta resultados de uma dissertação de mestrado. Para este artigo focalizamos em uma produção, “a escola de primeiro grau e o currículo parte 1”, distribuído pelo Plano Integrado de Educação do Estado de Mato Grosso, encontrado na Escola Estadual São José em Mato Grosso do Sul. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural e de estudos vinculados a História da Educação Matemática. Ao final nota-se indícios de profissionalização docente a partir das diretrizes proposta pela Lei nº 5.692/71 e a inserção de uma nova metodologia para o ensino de matemática pautada no estruturalismo, trazida pelo Movimento da Matemática Moderna.
O arquivo completo encontra-se disponível na HISTEMAT, disponível em: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/587
Descargas
Citas
Bertini, L. F.; Morais, R. S. & Valente, W. R. (2017). A matemática a ensinar e a Matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Bertoletti, E. N. M. (2017). História da disciplina escolar Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977-2008). Paco Editorial.
Dias, L. S. (2020). Saberes para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais: a metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna no sul de Mato Grosso (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.
Fiorentini, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, 3(1).
Hofstetter, R., & Schneuwly, B. (2017). Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. Hofstetter & W.R. Valente (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores (pp. 113-172, 1 ed.). Editora da Física.
Mato Grosso. (1971). Secretaria de Educação e Cultura. A escola de primeiro grau e o currículo. Mato Grosso: MEC/SEC, 1971.
Monteiro, A. (1992). Estudo da evolução da questão curricular em Mato Grosso do Sul a partir de uma experiência vivenciada. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, MS, Brasil.
Rodrigues, W. (2007). História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 2(1), 28-49.
Saviani, D. (2021). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 84