XXII Seminário Temático Internacional

PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÉCULO XX

A pesquisa histórica sobre processos e dinâmicas envolvidos na produção de novos saberes vem evidenciando diferentes dimensões integrantes dessa produção. 

Modos de produção de saberes, mudanças nesses modos, história do conhecimento referenciam o interesse dos pesquisadores. Que processos e dinâmicas ocorrem em uma dada época, que caracterizam a produção matemática, tornando possível a sua apropriação e circulação para o ensino e formação de professores?

A edição do XXII Seminário Temático Internacional do GHEMAT Brasil alinha-se ao movimento de investigar a produção de novos saberes, compreender como foi possível ocorrer a consolidação de determinado saber, amparado por sistematizações de resultados de investigações que vêm sendo realizadas por inúmeros pesquisadores nos últimos tempos.

As submissões serão acolhidas em três eixos

EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Este eixo receberá trabalhos que envolvam pesquisas sobre História da Matemática em seus diferentes temas e concepções teórico-metodológicas. Incluem-se, ainda, estudos sobre o uso didático dos resultados de pesquisa para o ensino e formação de professores.
EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Os trabalhos a serem recebidos neste eixo reúnem estudos que vêm sendo desenvolvidos no campo da Etnomatemática em diferentes perspectivas e concepções. Agrupam-se, ainda, pesquisas sobre a presença da Etnomatemática na sala de aula e na formação continuada de professores.
EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
Neste eixo as pesquisas irão considerar diferentes temas como: estudos sobre história do saber profissional do professor, história do currículo de matemática, estudos sobre livros didáticos e diferentes materiais ligados ao cotidiano escolar tomados como fontes de pesquisa.
 
Para se inscrever no XXII STI, por favor, acessar o link disponível no site do evento
Apoios


Número actual

2024: ANAIS do XXII Seminário Temático Internacional Produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e para a formação de professores, século XX
					Ver 2024: ANAIS do XXII Seminário Temático Internacional  Produção, circulação e apropriação da Matemática para o ensino e para a formação de professores, século XX
Publicado: 2024-06-10

EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores

Ver todos los números