PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÉCULO XX
A pesquisa histórica sobre processos e dinâmicas envolvidos na produção de novos saberes vem evidenciando diferentes dimensões integrantes dessa produção.
Modos de produção de saberes, mudanças nesses modos, história do conhecimento referenciam o interesse dos pesquisadores. Que processos e dinâmicas ocorrem em uma dada época, que caracterizam a produção matemática, tornando possível a sua apropriação e circulação para o ensino e formação de professores?
A edição do XXII Seminário Temático Internacional do GHEMAT Brasil alinha-se ao movimento de investigar a produção de novos saberes, compreender como foi possível ocorrer a consolidação de determinado saber, amparado por sistematizações de resultados de investigações que vêm sendo realizadas por inúmeros pesquisadores nos últimos tempos.
As submissões serão acolhidas em três eixos
Número actual
EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
UMA ANÁLISE HISTÓRICA E MATEMÁTICA DA CONSTRUÇÃO DA TABELA DE CORDAS DE CLÁUDIO PTOLOMEU
Visualizações do artigo: 79 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54 -
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: um olhar a partir da análise da Geometria
Visualizações do artigo: 109 PDF (Português (Brasil)) downloads: 47 -
ROBÓTICA EDUCACIONAL: Uma Jornada Histórica
Visualizações do artigo: 472 PDF (Português (Brasil)) downloads: 247 -
VARIÁVEIS EM MOVIMENTO: problematizações históricas para o estudo de Cálculo na formação inicial de professores de matemática
Visualizações do artigo: 61 PDF (Português (Brasil)) downloads: 52 -
A OPERAÇÃO DE DIVISÃO COMO UM SABER PARA ENSINAR, EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA (1930-1965)
Visualizações do artigo: 48 PDF (Português (Brasil)) downloads: 56 -
O ENSINO DE ARITMÉTICA NO GRUPO ESCOLAR MAJOR CAETANO DIAS (1960-1970)
Visualizações do artigo: 58 PDF (Português (Brasil)) downloads: 42 -
SABERES MATEMÁTICOS DOS PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES NO MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA EM TOMÉ-AÇU, PARÁ (1929)
Visualizações do artigo: 112 PDF (Português (Brasil)) downloads: 78 -
EPISTEMOLOGIAS E ARGUMENTOS FUNDAMENTADORES DE TESES E DISSERTAÇÕES EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA (1990 A 2020)
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 25 -
UM ESTUDO SOBRE PROPORCIONALIDADE CONTIDO NAS ESCALAS E USO DE RÉGUAS DE CÁLCULO DE W.O.
Visualizações do artigo: 34 PDF (Português (Brasil)) downloads: 24 -
Interconexões científicas internacionais nas correspondências entre Ubiratan D’Ambrosio, Circe Mary e Sergio Nobre 1980 1990
Visualizações do artigo: 50 PDF (Português (Brasil)) downloads: 33 -
POTENCIALIDADES DIDÁTICAS POR MEIO DA RELAÇÃO DE PROPORÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO SECTOR DE HOOD (1598)
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 17 -
PROJETO CAT NO MARACUJÁ E O ENSINO DA MATEMÁTICA: as ações da professora Rita
Visualizações do artigo: 75 PDF (Português (Brasil)) downloads: 36 -
UM PANORAMA CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Visualizações do artigo: 44 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28 -
DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS ORIENTADAS POR UBIRATAN D’AMBROSIO PRESENTES NO CREPHIMat
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 18 -
TABULEIRO DE XADREZ DE JOHN NAPIER: uma Tabela de Multiplicações
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 32
EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO EXTREMO OESTE DA AMAZÔNIA
Visualizações do artigo: 69 PDF (Português (Brasil)) downloads: 64 -
ENSINO DE MEDIDA DE ÁREA A PARTIR DO CULTIVO DE MANDIOCA: entrelaçando saberes
Visualizações do artigo: 70 PDF (Português (Brasil)) downloads: 76 -
ELEMENTOS CULTURAIS DA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKÔ PARA O ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS NO FUNDAMENTAL II
Visualizações do artigo: 50 PDF (Português (Brasil)) downloads: 55 -
ELEMENTOS CULTURAIS INDÍGENAS PARA O ENSINO, ATRAVÉS DE TAREFAS, DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações do artigo: 34 PDF (Português (Brasil)) downloads: 46 -
ENSINO DE TÓPICOS DE ARITMÉTICA E GEOMETRIA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MORADIAS DA COMUNIDADE INDÍGENA PRINEKÔ
Visualizações do artigo: 65 PDF (Português (Brasil)) downloads: 77 -
ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA A PARTIR DE PRÁTICAS INDÍGENAS DA COMUNIDADE PRINEKÔ
Visualizações do artigo: 56 PDF (Português (Brasil)) downloads: 37 -
ELEMENTOS CULTURAIS N AS CONSTRUÇÕES DE MORADIAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE GEOMETRIA NO FUNDAMENTAL
Visualizações do artigo: 42 PDF (Português (Brasil)) downloads: 67 -
FORMAS GEOMÉTRICAS E PINTURAS CORPORAIS INDÍGENAS: potencialidades para o ensino de matemática
Visualizações do artigo: 51 PDF (Português (Brasil)) downloads: 51 -
MATEMÁTICA COM ELEMENTOS CULTURAIS: Geometria e Aritmética na cultura indígena Prinekô
Visualizações do artigo: 48 PDF (Português (Brasil)) downloads: 51 -
ETNOMATEMÁTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DOS CONCEITOS PROPOSTOS POR UBIRATAN D´AMBROSIO
Visualizações do artigo: 95 PDF (Português (Brasil)) downloads: 105 -
CAMINHOS INVESTIGATIVOS NAS RELAÇÕES ENTRE ETNOMÁTEMÁTICA E A CULTURA INDÍGENA PRINEKÔ: propostas de sequência didática para o ensino Fundamental II
Visualizações do artigo: 48 PDF (Português (Brasil)) downloads: 52 -
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes
Visualizações do artigo: 53 PDF (Português (Brasil)) downloads: 29 -
A VIDA RIBEIRA E A SALA DE AULA: O ENTRELAÇAR DE POSSIBILIDADES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 40 -
COORDENADORIA DE ARTES E OFICINAS ARTÍSTICAS DA UERJ: relações entre formação e história do seu espaço físico
Visualizações do artigo: 44 PDF (Português (Brasil)) downloads: 15 -
ABORDAGENS PSICOLÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAS EM COMUNIDADES INDÍGENAS: uma análise metodológica na comunidade PRINEKÔ
Visualizações do artigo: 39 PDF (Português (Brasil)) downloads: 31 -
NAS MINAS, NAS ROTAS, NAS TRILHAS: movimentos e ações em para uma educação (matemática) antirracista
Visualizações do artigo: 45 PDF (Português (Brasil)) downloads: 39 -
O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A TECNOLOGIA: um olhar sobre os trabalhos orientados por Ubiratan D’Ambrosio
Visualizações do artigo: 64 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28 -
A GEOMETRIA DAS CÚPULAS: da arquitetura ocidental antiga às construções indígenas brasileiras
Visualizações do artigo: 37 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41 -
O BARRACÃO: trabalhando números inteiros diante da formação histórica e sociocultural do estado do Acre
Visualizações do artigo: 90 PDF (Português (Brasil)) downloads: 43 -
A INTERSECÇÃO ENTRE A ETNOMATEMÁTICA E BOURDIEU: Um estudo sobre o Capital Cultural e Social na Formação de Professores Indígenas
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 34
EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL TECIDA EM CONEXÃO: PCN em Ação e PCN de Matemática
Visualizações do artigo: 78 PDF (Português (Brasil)) downloads: 55 -
A CIRCULAÇÃO DE SABERES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: estudos da documentação do arquivo pessoal Ubiratan D'Ambrosio (APUA)
Visualizações do artigo: 55 PDF (Português (Brasil)) downloads: 46 -
DESVENDANDO O SOROBAN: indícios de uma capacitação de professores no município de São Paulo (1982)
Visualizações do artigo: 69 PDF (Português (Brasil)) downloads: 57 -
RUBRICAS CONVERGENTES PARA OS ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO IFAC (2010-2024)
Visualizações do artigo: 70 PDF (Português (Brasil)) downloads: 47 -
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS- PORTO NACIONAL/TO (1904-1950): Saberes e Práticas
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 39 -
HISTÓRIA DE MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 86 PDF (Português (Brasil)) downloads: 53 -
UM LABORATÓRIO MAKER NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO SÉCULO XX?
Visualizações do artigo: 161 PDF (Português (Brasil)) downloads: 145 -
UM ENSINO PARA MENINAS: pesquisa sobre o ensino de Nísia Floresta no Collegio Augusto no tempo do império
Visualizações do artigo: 35 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27 -
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO NUTRICIONISTA
Visualizações do artigo: 117 PDF (Português (Brasil)) downloads: 98 -
LÉA DA CRUZ FAGUNDES: análise de documentos do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS
Visualizações do artigo: 38 PDF (Português (Brasil)) downloads: 59 -
CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS DOS LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, 1920 - 1990
Visualizações do artigo: 47 PDF (Português (Brasil)) downloads: 33 -
ZOLTAN PAUL DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: uma análise dos saberes a ensinar e para ensinar em suas obras (1960-1970)
Visualizações do artigo: 55 PDF (Português (Brasil)) downloads: 26 -
UMA ANÁLISE DA REVISTA CURRÍCULO NA PRÉ-ESCOLA: saberes a e para ensinar nas décadas de 1970 e 1980 no Paraná.
Visualizações do artigo: 55 PDF (Português (Brasil)) downloads: 37 -
SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS MONOGRAFIAS DA UFT ARAGUAÍNA (2003-2011)
Visualizações do artigo: 62 PDF (Português (Brasil)) downloads: 52 -
TRANSFORMAÇÕES EM ATIVIDADES DE MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS (1974 e 2021): em busca dos conhecimentos básicos do cálculo mental
Visualizações do artigo: 38 PDF (Português (Brasil)) downloads: 36 -
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MEDIANTE UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Visualizações do artigo: 236 PDF (Português (Brasil)) downloads: 171 -
LUCÍLIA BECHARA SANCHEZ: Produção de saberes para o ensino da Matemática durante o Movimento da Matemática Moderna no Brasil.
Visualizações do artigo: 89 PDF (Português (Brasil)) downloads: 43 -
BNCC ENSINO MÉDIO, CTS E A MATEMÁTICA CRÍTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Visualizações do artigo: 103 PDF (Português (Brasil)) downloads: 49 -
OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
Visualizações do artigo: 52 PDF (Português (Brasil)) downloads: 57 -
CONHECIMENTOS E CONCEITOS DE CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS SOB A PERSPECTIVA DE GUY BROUSSEAU E GÉRARD VERGNAUD
Visualizações do artigo: 93 PDF (Português (Brasil)) downloads: 51 -
NUMERAÇÃO ENSINADA NO 1º ANO DO CURSO PRIMÁRIO COMPLEMENTAR: análise das tarefas escolares de 1961 a 1962
Visualizações do artigo: 29 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27 -
A ARITMÉTICA DE COLLAÇO NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CEARÁ
Visualizações do artigo: 39 PDF (Português (Brasil)) downloads: 42 -
OS SABERES DOCENTES PARA O ENSINO PRIMÁRIO DE GEOMETRIA A PARTIR DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULO DO RIO DE JANEIRO (1975 A 1983)
Visualizações do artigo: 40 PDF (Português (Brasil)) downloads: 39 -
UM ESTUDO ACERCA DO ENSINO DA ESTATÍSTICA: gráficos e tabelas abordados nos livros didáticos dos Anos Iniciais
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 50 -
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL X ESCOLA EM TEMPO AMPLIADO: proposta curricular para o ensino de matemática
Visualizações do artigo: 51 PDF (Português (Brasil)) downloads: 70 -
UMA GEOMETRIA DO ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA MATO-GROSSENSE (1890-1930)
Visualizações do artigo: 63 PDF (Português (Brasil)) downloads: 34 -
HABITUS, AGENTES E DINÂMICA DO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL
Visualizações do artigo: 62 PDF (Português (Brasil)) downloads: 38 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988)
Visualizações do artigo: 50 PDF (Português (Brasil)) downloads: 36 -
ENSINO DA ARITMÉTICA E O ERRO: análise dos escritos de educadores do período de 1920-1960
Visualizações do artigo: 43 PDF (Português (Brasil)) downloads: 21 -
ENSINO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO MATEMÁTICA (1934): elementos iniciais de uma análise
Visualizações do artigo: 72 PDF (Português (Brasil)) downloads: 47 -
ACERVO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: estudo dos livros em francês
Visualizações do artigo: 51 PDF (Português (Brasil)) downloads: 29 -
MÉTODO DE PROJETOS NAS DÉCADAS DE 1920-1930: saberes rudimentares para ensinar matemática em São Paulo
Visualizações do artigo: 30 PDF (Português (Brasil)) downloads: 22 -
UBIRATAN D’AMBROSIO E SUA ESTADA NOS EUA (1964-1972): elementos para a constituição do personagem referência para a Educação Matemática
Visualizações do artigo: 50 PDF (Português (Brasil)) downloads: 33 -
O LIVRO MATEMÁTICA DE GALANTE: um ensino para a quarta série ginasial na década de 1960
Visualizações do artigo: 66 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41 -
EDUCADORES MATEMÁTICOS E A PRODUÇÃO CURRICULAR: Uma análise dos pareceres dados aos PCN
Visualizações do artigo: 44 PDF (Português (Brasil)) downloads: 33 -
ENSINO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: uma abordagem na história do saber profissional docente
Visualizações do artigo: 71 PDF (Português (Brasil)) downloads: 45 -
AS PRIMEIRAS ESCOLAS DE JI-PARANÁ/RO: um olhar sobre o ensino da matemática
Visualizações do artigo: 159 PDF (Português (Brasil)) downloads: 40 -
Orientações para o ensino de geometria em documentos oficiais: São Paulo, 1975 a 1992
Visualizações do artigo: 49 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28 -
ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: movimentos iniciais para a inserção da tecnologia nas aulas de matemática
Visualizações do artigo: 109 PDF (Português (Brasil)) downloads: 41 -
COMUNICADOS ESCOLARES CATARINENSES: caracterização de uma metodologia de ensino de aritmética da Escola Nova
Visualizações do artigo: 39 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28 -
A REVISTA DE PEDAGOGÍA: os artigos de Margarita Comas
Visualizações do artigo: 60 PDF (Português (Brasil)) downloads: 24 -
ESTUDO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR PEDAGOGOS EM SERVIÇO
Visualizações do artigo: 71 PDF (Português (Brasil)) downloads: 22 -
O fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos Três Mundos da Matemática.
Visualizações do artigo: 82 PDF (Português (Brasil)) downloads: 59 -
AS PESQUISAS SOBRE DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NO BRASIL E A RELAÇÃO COM A FRANÇA
Visualizações do artigo: 73 PDF (Português (Brasil)) downloads: 67 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES NO PROJETO HAPRONT (1976)
Visualizações do artigo: 44 PDF (Português (Brasil)) downloads: 32 -
APUA: conexões e caminhos trilhados por Ubiratan D’Ambrosio (1960-1970)
Visualizações do artigo: 38 PDF (Português (Brasil)) downloads: 31 -
REPOSITÓRIOS DE CONTEÚDO DIGITAL: acervos digitais para divulgação e pesquisas em História da educação matemática
Visualizações do artigo: 62 PDF (Português (Brasil)) downloads: 44 -
EUNICE GUIMARÃES: professora negra no curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia (1950-1968)
Visualizações do artigo: 72 PDF (Português (Brasil)) downloads: 45 -
A MATEMÁTICA PRESENTE NO LICEU CUIABANO (1891 – 1930)
Visualizações do artigo: 55 PDF (Português (Brasil)) downloads: 21 -
A PROPOSTA CURRICULAR PARA O MAGISTÉRIO DE 1ª A 4ª SÉRIE NO MATO GROSSO DO SUL EM 1981
Visualizações do artigo: 39 PDF (Português (Brasil)) downloads: 28 -
O ARQUIVO PESSOAL DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO (APUA): aventuras, insubordinações e imersões criativas possíveis
Visualizações do artigo: 55 PDF (Português (Brasil)) downloads: 27 -
OS ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ACRE
Visualizações do artigo: 104 PDF (Português (Brasil)) downloads: 30 -
INDÍCIOS DE UMA MATEMÁTICA A ENSINAR DE UM CURSO PÓS-PRIMÁRIO: em tempos da Lei Orgânica do Ensino Agrícola
Visualizações do artigo: 50 PDF (Português (Brasil)) downloads: 25 -
UMA ÁLGEBRA PARA O ENSINO PROFISSIONAL TÉCNICO: vestígios de saberes a ensinar
Visualizações do artigo: 41 PDF (Português (Brasil)) downloads: 29 -
UMA HISTÓRIA SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS MULHERES NO MARANHÃO OITOCENTISTA
Visualizações do artigo: 44 PDF (Português (Brasil)) downloads: 23 -
DE AULAS PARTICULARES AO COLLÉGIO DE SÃO SEBASTIÃO: vestígios do ensino de matemática em São Luís
Visualizações do artigo: 32 PDF (Português (Brasil)) downloads: 20 -
REFLEXÕES SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA: um estudo com base no ensino contemporâneo.
Visualizações do artigo: 79 PDF (Português (Brasil)) downloads: 25 -
Uma análise sobre o ensino e didática na licenciatura em matemática do Instituto Federal no Acre (2017-2024)
Visualizações do artigo: 74 PDF (Português (Brasil)) downloads: 29