HISTÓRIAS TRANSNACIONAIS DA EDUCAÇÃO: produção, circulação e reapropriações de saberes
O Seminário Temático Internacional tem por finalidade a discussão de resultados de pesquisas obtidas por projetos coletivos que envolvem grupos sediados em 22 estados brasileiros, em diferentes universidades federais, estaduais, comunitárias e particulares que atuam em diferentes Programas de Pós-Graduação.
Dessa forma, o evento se destaca por dar visibilidade e possibilidade de amplo diálogo de trabalhos coletivos estabelecidos em rede nacional com pesquisadores de diversos Programas de pós-graduação com reverberações internacionais. Em específico, para o XXIII Seminário tem-se a temática “HISTÓRIAS TRANSNACIONAIS DA EDUCAÇÃO: produção, circulação e reapropriações de saberes”.
Desse modo, suas finalidades envolvem o debate e discussão dos resultados sobre a temática em termos da análise dos processos e dinâmicas constituintes da Matemática destinada ao ensino e à formação de professores, tendo em vista a contribuição de aportes vindos de novos estudos que permitem melhor compreender a produção, a circulação e a reapropriação de saberes.
As submissões serão acolhidas em três eixos


Número actual
EIXO 1 – História da Matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
UM OLHAR PARAA HISTÓRIA SOBRE AS ÁREAS E PERÍMETROS EM UMA AULA NO CAMPO
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
O CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: do século XX ao século XXI
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
PERSPECTIVAS COLONIAIS E DECOLONIAIS DO ENSINO MATEMÁTICO NO BRASIL: Compreendendo o passado para ressignificar o presente
Visualizações do artigo: 7 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
Tecnologia, História da Matemática e Formação de Professores: quais recursos estão sendo utilizados para esse ensino?
Visualizações do artigo: 10 PDF (Português (Brasil)) downloads: 9 -
UMA ANÁLISE DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR A PARTIR DE 1930: Saberes mobilizados na Disciplina História da Matemática
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1
EIXO 2 – Etnomatemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
NARRATIVAS DE PROFESSORES DOS GINÁSIOS EDUCACIONAIS TECNOLÓGICOS CARIOCAS: formação docente e ensino da matemática
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NO CÁLCULO DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL NOS ANOS INICIAIS
Visualizações do artigo: 8 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: uma análise de produções no portal Capes
Visualizações do artigo: 7 PDF (Português (Brasil)) downloads: 9 -
BUSCANDO DIÁLOGOS ENTRE O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA DE UBIRATAN D`AMBROSIO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Visualizações do artigo: 9 PDF (Português (Brasil)) downloads: 13 -
UBIRATAN D’AMBROSIO E A TEMÁTICA DA PAZ: Um itinerário em desenvolvimento
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E A PERSPECTIVA PIAGETIANA: um estudo com crianças indígenas na escola Kuwêimapore
Visualizações do artigo: 12 PDF (Português (Brasil)) downloads: 15 -
A CONTRIBUIÇÃO DA ETNOMATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES E SUA INCORPORAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 7 -
A ETNOMATEMÁTICA NAS MEMÓRIAS INDÍGENAS
Visualizações do artigo: 2 pdf (Português (Brasil)) downloads: 20
EIXO 3 – História da educação matemática: pesquisas e uso no ensino e na formação de professores
-
A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES: análise histórica do saber profissional do professor (RJ/1970)
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4 -
REDE DE SOCIABILIDADE E O CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ubiratan D’ Ambrósio na década de 1960.
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 6 -
Uma Matemática presente vista pelo Programa de Ensino São Paulo - 1944
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
ARQUIVOS PESSOAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO SÉC. XX
Visualizações do artigo: 7 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS QUE MOLDARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 1960 E 1990 E A INFLUÊNCIA DE NOVOS SABERES MATEMÁTICOS NAS PRÁTICAS ATUAIS.
Visualizações do artigo: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1 -
Produzindo uma história cultural das ciências: articulações necessárias para o uso numa pesquisa documental
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988)
Visualizações do artigo: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA: embrião para consolidação do campo no Rio de Janeiro
Visualizações do artigo: 30 PDF (Português (Brasil)) downloads: 26 -
MAPEAMENTO DE HISTÓRIAS DO ENSINO DE CÁLCULO EM CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
MATEMÁTICA A ENSINAR E PARA ENSINAR FRAÇÃO NA PERSPECTIVA DE CALKINS
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 3 -
BLOCOS LÓGICOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: práticas e formação de professores (1960-1980)
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
O ACERVO DO LEC/UFRGS: reflexões acerca de vestígios históricos
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
ITINERÁRIO DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE MANUAIS PEDAGÓGICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DA MATEMÁTICA DO ENSINO
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 3 -
Educação e Emancipação: História, Ciência e Cultura no CPS-Bamako um olhar de Ubiratan D’Ambrosio
Visualizações do artigo: 16 pdf (Português (Brasil)) downloads: 16 -
ELEMENTOS DO SABER PROFISSIONAL NO IFAC: análise da Matriz Curricular no Campus Rio Branco (2017-2024)
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: narrativa de uma estudante
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4 -
O PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO DE CÁLCULO MENTAL EM ATIVIDADES DA OBRA DE GEORGE AUGUSTO BÜCHLER
Visualizações do artigo: 38 PDF (Português (Brasil)) downloads: 12 -
LIVRO CURSO DE MATEMÁTICA (1934): uma análise histórica do conteúdo das equações do segundo grau
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO ARTICULADA À DISCIPLINA DE TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA (2017-2024)
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
SABERES CONSTITUTIVOS DA DISCIPLINA TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A criação da disciplina por Ubiratan D’Ambrósio a partir de documentos do APUA
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NA CONSOLIDAÇÃO DA UNIFORMIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO CEARENSE
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4 -
SABERES MATEMÁTICOS: fundamentos para ensinar transformações gasosas e isotérmicas no Ensino Médio
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 3 -
AS MEDIDAS DE TEMPO E OS ERROS EM CADERNOS ESCOLARES DE MATEMÁTICA PÓS MATEMÁTICA MODERNA (1980 - 2000)
Visualizações do artigo: 11 PDF (Português (Brasil)) downloads: 9 -
ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO: uma análise dos movimentos iniciais acerca da tecnologia nas aulas de matemática no Brasil
Visualizações do artigo: 3 PDF (Português (Brasil)) downloads: 10 -
AS PROPOSTAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES ORDINÁRIAS NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS
Visualizações do artigo: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 3 -
ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBRÓSIO: um estudo sobre os saberes iniciais para constituição da área de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil
Visualizações do artigo: 8 PDF (Português (Brasil)) downloads: 18 -
TRAMAS TRANSNACIONAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: Ubiratan D’Ambrósio e os saberes matemáticos institucionalizados em cursos de licenciatura por meio de trocas epistolares (1972-1984)
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 6 -
A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL MACEIOENSE: um olhar sobre a aplicação dos saberes a ensinar e para ensinar
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4 -
ARQUIVO PESSOAL UBIRATAN D’AMBROSIO (APUA): tratamento dos dados e a constituição das fontes
Visualizações do artigo: 8 PDF (Português (Brasil)) downloads: 7 -
LETRAMENTO ESTATÍSTICO: que saberes ensinar nas turmas do 4º ano?
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 6 -
A ÁLGEBRA PRESENTE NO LIVRO PSICOARITMÉTICA DE MARIA MONTESSORI
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 6 -
POR UMA HISTÓRIA TRANSNACIONAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO BRASIL: o trabalho de João Lüderitz
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
O DIÁRIO DE BORDO COMO POÉTICA E REFLEXÃO: uma experiência de pensar-se professor de matemática
Visualizações do artigo: 10 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PORTO ALEGRE SOB UM OLHAR POSITIVISTA
Visualizações do artigo: 7 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
CARACTERIZAÇÃO SOCIAL, PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE NACIONAL DE FILOSOFIA (1939-1963)
Visualizações do artigo: 11 PDF (Português (Brasil)) downloads: 8 -
O CÁLCULO DIFERENCIAL PELO LIVRO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DE PISKUNOV: um estudo histórico
Visualizações do artigo: 3 PDF (Português (Brasil)) downloads: 4 -
AS PROPOSTAS PARA ENSINAR FRAÇÕES, DECIMAIS E PORCENTAGEM PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS QUE CIRCULARAM NO ENSINO PRIMÁRIO PARANAENSE NA DÉCADA DE 1970
Visualizações do artigo: 9 PDF (Português (Brasil)) downloads: 9 -
TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: pesquisas e estudos do uso de calculadoras
Visualizações do artigo: 7 PDF (Português (Brasil)) downloads: 14 -
IMENES - UM ESCRITOR DE LIVROS DIDÁTICOS - 1980 A 2000
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
UM ESTUDO LOCAL: Pesquisas stricto sensu no âmbito Escolar em Vilhena/RO
Visualizações do artigo: 6 PDF (Português (Brasil)) downloads: 6 -
A TECNOLOGIA DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DE MATEMÁTICA NO PERÍODO DE 1980 - 2000 um estudo comparativo Brasil e França
Visualizações do artigo: 4 PDF (Português (Brasil)) downloads: 2 -
SABERES NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ALGÉBRICAS NOS ANOS FINAIS
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 7 -
BLOCO ÚNICO E O PROGRAMA DE APOIO À MATEMÁTICA: uma análise sobre o curso de aperfeiçoamento de professores na Escola Estadual Manoel de Abreu (1975-1983)
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1 -
ACERVO DA PROFESSORA LÉA DA CRUZ FAGUNDES: atualizações sobre o progresso da pesquisa
Visualizações do artigo: 5 PDF (Português (Brasil)) downloads: 5 -
LA HISTORIA DE CÓMO UN PARADIGMA NACIDO EN FRANCIA ES IMPORTADO A BUENOS AIRES
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 3 -
O ARQUIVO PESSOAL DE UBIRATAN D’AMBRÓSIO (APUA) PARA ALÉM DO AUDIOVISUAL: marcas de momentos vividos
Visualizações do artigo: 7 PDF (Português (Brasil)) downloads: 3 -
COMO A CRIANÇA APRENDE CONCEITOS MATEMÁTICOS: um olhar para as teorias de Piaget
Visualizações do artigo: 24 PDF (Português (Brasil)) downloads: 18