2021: Anais do XIX Seminário Temático Internacional A PESQUISA SOBRE O SABER PROFISSIONAL DO POFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: história e perspectivas atuais
Apresentação
T1 – Propostas – Projetos em desenvolvimento sem resultados parciais
-
UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ACRE NO PERÍODO DE 1962-1991
Visualizações do artigo: 333 PDF (Português (Brasil)) downloads: 275 -
MATERIAIS DIDÁTICOS NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA (1902-1911)
Visualizações do artigo: 203 PDF (Português (Brasil)) downloads: 147 -
CARTAS DE PARKER de programas de ensino sergipanos a exemplares da Revista de Ensino (primeira metade do séc. XX)
Visualizações do artigo: 192 PDF (Português (Brasil)) downloads: 175 -
ARITMÉTICA PARA ENSINAR uma caracterização sobre o saber profissional do professor (Revista de Ensino 1902-1903)
Visualizações do artigo: 148 PDF (Português (Brasil)) downloads: 140 -
SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO ENSINO PRIMÁRIO NO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA (1960 a 1970)
Visualizações do artigo: 186 PDF (Português (Brasil)) downloads: 152 -
OS SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA o ensino da trigonometria no curso secundário no estado do Mato Grosso (1920 – 1941)
Visualizações do artigo: 193 PDF (Português (Brasil)) downloads: 125 -
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL um exame nos Guias do PNLD (2002 e 2020)
Visualizações do artigo: 454 PDF (Português (Brasil)) downloads: 217 -
DIMENSÃO HISTÓRICA DO LIVRO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI uma análise da Álgebra escolar de 1856 à 1870
Visualizações do artigo: 123 PDF (Português (Brasil)) downloads: 156 -
CURVAS CÔNICAS um tema relevante na formação matemática do ensino médio
Visualizações do artigo: 2134 PDF (Português (Brasil)) downloads: 168 -
UMA ABORDAGEM DO ESTUDO DA RETA E CIRCUNFERÊNCIA A PARTIR DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Visualizações do artigo: 231 PDF (Português (Brasil)) downloads: 166 -
O SABER ARITMÉTICO NA REVISTA DO ENSINO uma ótica inicial
Visualizações do artigo: 122 PDF (Português (Brasil)) downloads: 88 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO (1942 A 1971)
Visualizações do artigo: 236 PDF (Português (Brasil)) downloads: 131 -
HISTÓRIA TRANSNACIONAL E O ENSINO DE ARITMÉTICA aproximações do Sistema Winnetka e obras de Lourenço Filho
Visualizações do artigo: 225 PDF (Português (Brasil)) downloads: 175 -
ARITMÉTICA COMO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS DO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE: problemática e aspectos teórico-metodológicos
Visualizações do artigo: 204 PDF (Português (Brasil)) downloads: 107 -
A FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES NO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFT CÂMPUS DE ARAGUAÍNA/TO
Visualizações do artigo: 383 PDF (Português (Brasil)) downloads: 224 -
A ARITMÉTICA EM CADERNOS DO ENSINO PRIMÁRIO (1952)
Visualizações do artigo: 196 PDF (Português (Brasil)) downloads: 150 -
SABERES A E PARA ENSINAR ARITMÉTICA NA ESCOLA NOVA CATARINENSE Margarita Comas e a transnacionalidade
Visualizações do artigo: 198 PDF (Português (Brasil)) downloads: 108 -
A MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO AGRÍCOLA NO BRASIL
Visualizações do artigo: 286 PDF (Português (Brasil)) downloads: 155 -
UMA HISTÓRIA ACERCA DA ÁREA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO MATO GROSSO DO SUL
Visualizações do artigo: 175 PDF (Português (Brasil)) downloads: 95 -
A EXPERTISE DE UM EDUCADOR MATEMÁTICO considerações acerca de notas históricas de Antonio Miguel
Visualizações do artigo: 192 PDF (Português (Brasil)) downloads: 151 -
UMA HISTÓRIA DO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA análises do curso de licenciatura da Universidade Federal do Amazonas no período 1990-2015
Visualizações do artigo: 341 PDF (Português (Brasil)) downloads: 207 -
SABERES A E PARA ENSINAR NO MANUAL DIDÁTICA DA ARITMÉTICA EM TEMPOS DA ESCOLA NOVA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (1943-1964)
Visualizações do artigo: 167 PDF (Português (Brasil)) downloads: 136 -
Os SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações do artigo: 338 PDF (Português (Brasil)) downloads: 191 -
A ETNOMATEMÁTICA E O PENSAMENTO DECOLONIAL diálogos possíveis para uma educação libertadora
Visualizações do artigo: 343 PDF (Português (Brasil)) downloads: 269 -
A APRENDIZAGEM INVENTIVA COMO RESULTADO DA CONSTITUIÇÃO DA DISCIPLINA DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
Visualizações do artigo: 2670 PDF (Português (Brasil)) downloads: 295 -
O MÉTODO DE PROJETOS indícios de uma matemática para ensinar nas revistas pedagógicas na década de 1930
Visualizações do artigo: 185 PDF (Português (Brasil)) downloads: 148 -
A GEOMETRIA DO ENSINO NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE MATO GROSSO uma busca nos documentos oficiais no período da pedagogia intuitiva
Visualizações do artigo: 146 PDF (Português (Brasil)) downloads: 119 -
FEIRAS DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA contribuições para o desenvolvimento profissional de professores
Visualizações do artigo: 179 PDF (Português (Brasil)) downloads: 130
T2 – Resultados parciais – Projetos em desenvolvimento com resultados parciais
-
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ENSINO DE ÁLGEBRA NO PROGRAMA DO GINÁSIO MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Visualizações do artigo: 143 PDF (Português (Brasil)) downloads: 123 -
O “SEGUIR REGRAS” DE WITTGENSTEIN uma análise a partir da construção gráfica de funções afim
Visualizações do artigo: 151 PDF (Português (Brasil)) downloads: 92 -
MATEMÁTICA A ENSINAR FRAÇÃO NO SUBSÍDIO DE MATEMÁTICA PARA A ESCOLA DE OITO ANOS
Visualizações do artigo: 251 PDF (Português (Brasil)) downloads: 143 -
O ESTUDO DAS PROPOSTAS CURRICULARES REALIZADOS PELA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS E OS PCN
Visualizações do artigo: 358 PDF (Português (Brasil)) downloads: 148 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A ESCOLA BÁSICA uma análise preliminar
Visualizações do artigo: 150 PDF (Português (Brasil)) downloads: 143 -
PROBLEMAS ARITMÉTICOS Mercante e Thorndike e o saber profissional nas revistas pedagógicas (1929-1952)
Visualizações do artigo: 193 PDF (Português (Brasil)) downloads: 108 -
SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA, EM PARTICULAR GEOMETRIA, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Visualizações do artigo: 215 PDF (Português (Brasil)) downloads: 109 -
UMA ÁLGEBRA A ENSINAR NA ESCOLA COMPLEMENTAR CATARINENSE perspectivas preliminares
Visualizações do artigo: 157 PDF (Português (Brasil)) downloads: 124 -
O ENSINO DE DERIVADA NO CADERNO DE UMA LICENCIANDA DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (1986)
Visualizações do artigo: 388 PDF (Português (Brasil)) downloads: 291 -
PROGRAMA GESTAR a formação continuada de professores de matemática e entrelaces historiográficos
Visualizações do artigo: 236 PDF (Português (Brasil)) downloads: 158 -
A PRODUÇÃO DE UM INVENTÁRIO SOBRE AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAHIA ENTRE O ANO DE 1925 ATÉ A DÉCADA DE 1980
Visualizações do artigo: 135 PDF (Português (Brasil)) downloads: 118 -
'MANUAL PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA MODERNA’, 1.º GRAU um exame preliminar
Visualizações do artigo: 184 PDF (Português (Brasil)) downloads: 179 -
O SIGNIFICADO MEDIDA NO ESTUDO SOBRE FRAÇÕES discussões entre professores que ensinam matemática
Visualizações do artigo: 362 PDF (Português (Brasil)) downloads: 109 -
TEORIA DE VAN HIELE os níveis de pensamento geométrico de alunos concluintes do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 672 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1351
T3 – Artigos
-
SABERES PROFISSIONAIS DA DOCÊNCIA como introduzir as frações em tempos da pedagogia intuitiva
Visualizações do artigo: 280 PDF (Português (Brasil)) downloads: 155 -
SABERES ARITMÉTICOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA NORMAL DE OURO PRETO (1872-1883)
Visualizações do artigo: 128 PDF (Português (Brasil)) downloads: 102 -
REFLEXOS DAS FRAÇÕES ENSINADAS EM UM CADERNO ESCOLAR DO QUINTO ANO
Visualizações do artigo: 2317 PDF (Português (Brasil)) downloads: 156 -
DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA saberes a ensinar e saberes para ensinar de uma formação de professores do Instituto de Educação da Guanabara
Visualizações do artigo: 829 PDF (Português (Brasil)) downloads: 367 -
OS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARANAENSES DA DÉCADA DE 70 uma análise do Manual Programado
Visualizações do artigo: 255 PDF (Português (Brasil)) downloads: 125 -
OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA SISTEMATIZADOS NA REVISTA CURRÍCULO DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1970
Visualizações do artigo: 413 PDF (Português (Brasil)) downloads: 262 -
“QUADRO DE CEM” E “QUANTO FALTA PARA CEM” saberes para ensinar aritmética
Visualizações do artigo: 489 PDF (Português (Brasil)) downloads: 335 -
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES apontamentos sobre sua matemática para ensinar
Visualizações do artigo: 221 PDF (Português (Brasil)) downloads: 108 -
A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizações do artigo: 3609 PDF (Português (Brasil)) downloads: 1104 -
DIÁLOGOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Visualizações do artigo: 439 PDF (Português (Brasil)) downloads: 288 -
APROPRIAÇÕES DO MÉTODO MONTESSORI PARA O ENSINO DE SABERES MATEMÁTICOS (1928 - 1952)
Visualizações do artigo: 285 PDF (Português (Brasil)) downloads: 161 -
OS ELEMENTOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA no sul do Mato Grosso Uno
Visualizações do artigo: 129 PDF (Português (Brasil)) downloads: 176 -
A COLEÇÃO MATEMÁTICA PRODUZIDA EM TEMPOS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA circulação e utilização de propostas para o ensino de Geometria
Visualizações do artigo: 144 PDF (Português (Brasil)) downloads: 95
Resumos - sem texto completo
-
SABERES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES ensinar matemática a jovens e adultos
Visualizações do artigo: 99 PDF (Português (Brasil)) downloads: 75 -
MODELO PLOT por uma aproximação histórica e atual dos saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática
Visualizações do artigo: 256 PDF (Português (Brasil)) downloads: 107 -
O AUGE DO CIENTIFICISMO NO PARANÁ contribuições do CEPE para a matematização da pedagogia
Visualizações do artigo: 62 PDF (Português (Brasil)) downloads: 66 -
A OBJETIVAÇÃO DE SABERES EM PROJETOS COORDENADOS POR NILZA BERTONI NAS DÉCADAS 1980 E 1990
Visualizações do artigo: 110 PDF (Português (Brasil)) downloads: 66 -
PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UM SABER A SER ENSINADO NO PROGRAMA “EM EXPERIÊNCIA" Alda Lodi, Minas Gerais, 1941
Visualizações do artigo: 88 PDF (Português (Brasil)) downloads: 69